Educação integral, a solução que o Brasil procura
Escolas com educação integral devem ser priorizadas para um desenvolvimento do
ensino-aprendizado e para a melhoria na qualidade do ensino. A ampliação deste modelo é
fundamental para que o país dê um salto na área da educação.
As instituições de ensino possuem uma carga horária reduzida de quatro horas diárias que,
se ampliadas para sete horas, resultará em um nível maior de qualidade de ensino para os
alunos. Nessas três horas a mais em que permaneceriam na escola, os
estudantes poderiam receber reforço de disciplinas
específicas, como Matemática e Português, além de
atividades culturais – como dança, teatro e música – e
práticas esportivas.
O Brasil vem colhendo resultados significativos com relação
a alguns aspectos, como o econômico. Mas esses avanços
devem vir acompanhados por melhorias na educação, um
dos pilares para que uma sociedade seja fortalecida e
sadia. Para que uma escola avance e progrida, é preciso
ter muito mais que a vontade dos professores e de toda a
equipe pedagógica em ensinar. São necessários investimentos.
Uma instituição de ensino não busca apenas transmitir conteúdos pedagógicos. Tem como
propósito a formação integral do aluno, transmitindo lições de vida, fazendo, assim, que
os alunos tenham para com a escola uma relação de confiança e de respeito. É na escola
que parte da personalidade da criança é formada, pois é lá que ela
passa a se relacionar com outras crianças,
aprende que os laços da amizade são
importantes, respeita o próximo e exercita a
criatividade. Com um tempo de frequência
maior, os alunos poderão evoluir muito mais,
resultando na construção de cidadãos de bem.
Muitos são os exemplos de instituições que possuem
educação integral e que, desta forma, conseguiram
resultados satisfatórios para toda a sociedade. O Centro de
Educação João Paulo II (CEJPII), de Piraquara, na Região
Metropolitana de Curitiba, provou que esse modelo de
ensino integral é de suma importância para que os alunos tenham uma vida melhor,
seja dentro ou fora da escola. A instituição atende mais de 200 crianças carentes com
ensino integral, oferecendo reforço escolar e diversas atividades culturais que implicaram no
melhor desempenho dos alunos.
Já vimos que a educação, muito mais que um instrumento opcional e de utilidade
fundamental para algumas famílias (como se observa na atitude de deixar os filhos na escola porque os pais necessitam trabalhar), é essencial para a formação do caráter do futuro de
nossa sociedade. Considerando esse aspecto, devemos
investir nessa área.
A educação é capaz de transformar as pessoas. Não
podemos deixar que essa solução para tantos problemas
acabe passando despercebida aos nossos olhos.
Precisamos investir, e muito. Mas esse trabalho deve ser
feito em conjunto, pois na coletividade
conseguiremos obter
o êxito esperado.
Alexandra Soares de Lima é coordenadora pedagógica do
Centro de Educação João Paulo II.
fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?tl=1&id=1326771&tit=Educacao-integral-a-solucao-que-o-Brasil-procura
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