terça-feira, 5 de novembro de 2013

A CIDADE ESTÁ EM TODA PARTE


H

oje em dia, quase ninguém vive sem manter alguma relação com as cidades e, de cada duas pessoas, uma vive nelas. Alguns gostam dela para morar, para passear, visitar... Outros já não gostam, e acham que é barulhenta, suja e perigosa. Preferem o campo e sonham em mudar-se para lá. Quando se compara o surgimento das primeiras cidades ao dos seres humanos, a cidade é uma criação recente. Isso talvez explique a dificuldade de algumas pessoas em viver nesse ambiente construído pelo homem. E pensando assim, nos levamos ao pensamento de que podemos entender essa perspectiva, pois se um homem construiu as cidades por qual motivo as crianças não podem? Portanto nos baseamos em um game chamado La Citá que tem como base a construção de uma cidade fictícia na qual devemos desenvolver todas suas potencialidades. Usamos então a criatividade e massa para modelar. Em cima de uma mesa começamos a soltar a imaginação e passamos por uma linha que foi dos tempos das cavernas ao sistema feudal, do iluminismo aos tempos modernos. Governar a cidade foi  papel de cada um dos estudantes, seja votando, opinando ou melhorando de alguma forma o espaço construído . Com a construção dessa cidade foi possível envolver muitos campos extracurriculares o meio ambiente foi tema constante (como manter a cidade limpa e arborizada entre outras questões ambientais), esporte e lazer (que esportes ou lazer eram praticados em diferentes épocas), educação econômica (como lidar com o dinheiro que recebemos com a venda dos produtos da horta e manter a economia em uma casa), direitos humanos (os direitos e deveres que cada um tem de ter em uma cidade) mídias e tecnologias (pesquisa no computador sobre histórias de cidades e fotografar o desenvolvimento da cidade). Os educandos melhoram ou pioram a cidade conforme os conhecimentos adquiridos em sala de aula mudam e melhoram sua visão sobre a sociedade conforme brincam de “fazer cidade”.

 

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