sexta-feira, 14 de março de 2014

UMA VISÃO SOBRE...

As crianças enclausuradas de Fukushima


Por conta dos acidentes nucleares oriundos de terremotos e tsunami em 2011, as crianças de Fukushima, no Japão, sofrem com sérias restrições e, em sua maior parte, não sabem o que significa brincar fora de casa. Por conta da radiação nuclear e os perigos dela à vida e ao desenvolvimento dessas crianças, existem regras que limitam muito a presença delas nas ruas.

Um raio de 30 quilômetros do local do acidente foi considerado totalmente sem acesso e, por isso, 160 mil pessoas tiveram que deixar suas casas para trás. Pelas regras estabelecidas, crianças de até dois anos não podem ficar mais do que 15 minutos por dia em ambiente aberto. As que têm entre 3 e 5 anos devem ficar em contato com o exterior por no máximo meia hora.

Especialistas da região afirmam que as restrições por conta do acidente nuclear já têm afetado fisica e mentalmente as crianças de Fukushima. "Se compararmos com antes do acidente, os testes físicos e mentais tiveram resultado pior, mostra uma queda na capacidade das crianças", afirma Toshiaki Yabe, funcionário do goveno.

fonte do texto e fotos: http://br.noticias.yahoo.com/fotos/as-crian%C3%A7as-enclausuradas-de-fukushima-slideshow/fukushima-photo-1394574233619.html



Os doiS Lados da mOeDa

O que significa enclausurar?




Como você se sentiria nessa situação?
Por qual motivo não temos essas catástrofes em nosso país?

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O que você vê de diferente na foto abaixo?


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Observando melhor as fotos, vamos comparar como são as escolas do Japão e como são as escolas do Brasil. O que pode melhorar? Por qual motivo é tão diferente assim?



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Você trocaria as escolas do Brasil por esse inevitável enclausuramento? (Você gostaria de morar em um país que tenha catástrofes e ótimas escolas por escolas ruins e um país relativamente livre disso?)


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O que você acha disso tudo? Que aprendizado você tira dessa situação?





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