terça-feira, 3 de abril de 2012

Meio Ambiente



Horta é uma cidade portuguesa com cerca de 8800 habitantes da Região Autónoma dos Açores. É sede do Parlamento regional e de um concelho do mesmo nome, que ocupa toda a superfíce da Ilha do Faial, com uma superfíce total de 172,43 km²... brincadeira,,,



horta ou horto é um local em que são cultivados legumes e hortaliças. Nela também podem plantar-se temperos e ervas medicinais.
As hortas geralmente ficam em um terreno que toma sol o dia todo, plano ou levemente inclinado, que pode ser adubado e organizado em canteiros.
O ramo da agricultura que trata deste tipo de cultura é a olericultura.

Plantas típicas da horta

  • Hortaliças: cenoura, couve, abóbora, cebola, alho, alface, espinafre
  • Temperos: salsa,* tomilho, manjerona, manjericão, hortelã, alecrim
  • Outros: tomate, melancia.


*O tomilho (Thymus vulgaris), família Lamiaceae, é um subarbusto aromático da família das labiadas. Tal subarbusto possui folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas. Ocorre do Oeste da Europa ao Sudeste da Itália e é especialmente cultivado como condimento e pelo óleo essencial, rico em timol, com apreciável poder anti-séptico, muito utilizado contra as afecções pulmonares e como estimulante digestivo. Também é conhecido pelo nome de timo.

Utilização na Culinária

Por se tratar de uma planta com sabor muito agradável ela é amplamente utilizada na culinária. Combina muito bem com carnes cozidas e molhos.
Pode ser utilizada tanto fresca como seca. Após colhida, basta lavar e adicionar à comida para se obter um bom aroma.


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário