quarta-feira, 4 de abril de 2012

GastRonomia - pÁScoa

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Nelson Mandela

culinária é a arte de cozinhar, ou seja, confeccionar alimentos e foi evoluindo ao longo da história dos povos para tornar-se parte da cultura de cada um. Variam de região para região, não só os ingredientes, como também as técnicas culinárias e os próprios utensílios. Por exemplo, acataplana é um recipiente para cozinhar alimentos típico do Algarve, equivalente à tajine de Marrocos. A alheira de Mirandela é um dos alimentos mais exclusivos da cozinha portuguesa, enquanto no Brasil, os pratos típicos incluem a feijoada brasileira e o churrasco.
cozinha muitas vezes reflete outros aspectos da cultura, tais como a religião – a carne de vaca é tabu entre os hindus, enquanto a de porco é proibida entre os muçulmanos e judeus – ou determinadas posições políticas, como o vegetarianismo em que não são consumidos alimentos provenientes de animais ou oriundo de animais como leite e ovos para esse efeito.
O desenvolvimento industrial teve igualmente um grande impacto na forma como as pessoas se alimentam. Por exemplo, a maior incidência de pessoas trabalharem longe de casa ou terem mais horas de trabalho levou ao surgimento da comida rápida; por outro lado, a consciência da segurança alimentar e da qualidade dos alimentos levou à criação de regras, por vezes na forma de leis, sobre a forma como os alimentos devem ser vendidos.
Uma disciplina associada à culinária é a gastronomia que se ocupa, não do modo como os alimentos são preparados, mas principalmente no refinamento da sua apresentação. Outras disciplinas relacionadas são a nutrição e a dietética, que estudam os alimentos do ponto de vista dasaúde ou da medicina.



Fonte
http://pensador.uol.com.br/educacao/2/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria

Não esperamos por aplausos, pois a maior recompensa é o reconhecimento daqueles que dedicamos nosso tempo.

3 comentários:

  1. Eu não conhecia esse conceito de gastronomia que você apresentou. Vou procurar ler um pouco sobre o assunto.

    Recebi sua visita lá no meu blog e respondi por lá. Não sei se vc ativa o acompanhamento dos comentários por email.

    ResponderExcluir
  2. Excelente mensagem.
    É muito gostoso aprender com a culinária. Ao pé da letra.
    Parabéns e que o objetivo seja alcançado

    ResponderExcluir
  3. Sem leite e ovos, Veganos? Admiro-os, acredito que o futuro será cheio de compaixão.
    É muito bonita essa filosofia de algumas regiões ou religiões de não comer esse ou aquele animal.

    Acho que a culinária se modificou tanto, se espalhou tanto que podemos comer todos os pratos do mundo onde estamos. Virou uma mistureba.

    ResponderExcluir